O Funchal é uma cidade moderna, cosmopolita e é famosa pelos restaurantes de luxo, pelos incríveis hotéis, pelo constante clima ameno, pela incomparável beleza natural e, claro, pelo Cristiano Ronaldo.
Situado no sul da ilha da Madeira, num grandioso anfiteatro natural na costa mais soalheira da ilha, onde maravilhosos jardins mostram as flores que despontam ao longo de todo o ano.
O Funchal também é, desde há vários anos, um dos principais portos de navios de passageiros do Atlântico, e o seu porto de navios de cruzeiro situa-se junto ao centro da cidade. A aproximação ao porto do Funchal é amplamente reconhecida como uma das duas mais espetaculares do mundo.
Claro que o Funchal não perdeu o seu famoso charme, pois os turistas (da praia e da noite) convivem pacificamente entre si. A ilha não só se esforça para cuidar dos turistas mais maduros que gostam de longas caminhadas ao sol, de desfrutar da paisagem e dos jantares ao ar livre, como é também um destino cada vez mais apelativo para os jovens europeus modernos, muitos deles vindos do continente para a ilha aos fins-de-semana apenas para desfrutarem das festas e diversões noturnas., pois o Funchal é uma cidade verdadeiramente segura, algo que os novos turistas, amantes da diversão, gostam e respeitam.
Entre as muitas festividades, talvez a mais conhecida seja o Fim de Ano, com o seu fogo de artifício, o maior do mundo de acordo com o Livro de Recordes do Guinness.
O Natal é cheio de fantasia, com luzes que iluminam toda a cidade e o céu noturno.
Este povo sabe mesmo festejar e quer partilhar isso consigo!
A história da cidade remonta há mais de 5 séculos atrás, quando os colonos portugueses se fixaram na costa de uma bela e soalheira baía, onde o funcho crescia em abundância, dando até origem ao nome da cidade do Funchal. Ao longo dos anos, a população aumentou, e as trocas comerciais internacionais atraíram os olhares de toda a Europa. Hoje, o Funchal é uma cidade moderna, com cerca de 112 000 habitantes. É uma das cidades mais seguras e limpas da Europa, um local que verdadeiramente se orgulha do seu estatuto. As ruas calcetadas da baixa, aliadas a áreas comerciais modernas, cafés, bares, restaurantes e, claro, turistas, transformam o Funchal numa cidade interessante e excitante.